Anúncio

Collapse
No announcement yet.

ATUALIZAÇÃO DO ALTERNADOR DO FUSCA - 35A para 52A

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • ATUALIZAÇÃO DO ALTERNADOR DO FUSCA - 35A para 52A

    Prezados.
    Iniciei essa modificação porque ouvi dizer que para se aumentar a amperagem do alternador original do Fusca bastaria substituir o rotor de 35A por um de 52A, pois as demais peças dos alternadores do Fusca e da Kombi eram as mesmas. Assim, comprei um rotor Bosch para alternador de 52A e o instalei no lugar do de 35A. Na bancada para testes elétricos automotivos (foto 1) e sob carga, o máximo obtido com essa modificação foi 40A. (foto 2) Realmente os rotores possuem de ponta a ponta o mesmo comprimento e podem até ser intercambiáveis, mas o resultado..., mito.
    Como não tenho conhecimento técnico em eletroeletrônica automotiva decidi realizar, por minha conta e risco, um “upgrade” no alternador original do Fusca utilizando peças originais VW, pesquisando em catálogos, alguma literatura e, principalmente, naquilo que já foi postado no fórum sobre o assunto.
    Não tive a intenção de adquirir um novo de 52A Bosch ou similar e afirmo que sua compra seria economicamente a melhor opção, entretanto eu não teria a satisfação e a diversão proporcionadas durante a realização dessa modificação. Assim, passo para vocês a minha experiência.
    Quaisquer dúvidas e ou sugestões serão bem-vindas.
    Abraço,
    Resende.

    1º-A pesquisa no catálogo de peças originais VW de 02/2000 permitiu a identificação das peças dos alternadores, listadas a seguir.
    ALTERNADOR DO FUSCA 35A N⁰040 903 023.1
    ROTOR N⁰ 102 903 213.3
    ESTATOR N⁰ 028 903 351.1
    PORTA ESCOVAS N⁰ 040 903 503.1
    SUPORTE COM DIODO N⁰ 040 903 350.8
    REGULADOR VOLTAGEM N⁰ 040 903 803.3
    REPARO DO ALTERNADOR N⁰102903999.2
    TAMPA DO ALTERNADOR L./POLIA N⁰ 102903500.1
    ALTERNADOR DA KOMBI 52A N⁰040 903 025.1
    ROTOR N⁰ 040 903 213.1
    ESTATOR N⁰ 028 903 351.2
    PORTA ESCOVAS N⁰ 040903 503.1
    SUPORTE COM DIÔDO N⁰ 040 903 350.8
    REGULADOR VOLTAGEM N⁰ 040 903 803.3
    *Usar com o alternador N⁰ 040903023.1 Fusca ou N⁰ 040903025.1 da Kombi
    REPARO DO ALTERNADOR N⁰ 102903999.2
    *Usar com o alternador N⁰ 040903023.1 Fusca ou N⁰ 040903025.1 da Kombi
    TAMPA DO ALTERNADOR L/POLIA 040903500.1
    *Usar com o alternador N⁰ 040 903 025.1
    2 º Assim, comparando a numeração dos componentes dos alternadores (FUSCA 35A E KOMBI 52A) podemos verificar que para essa transformação e utilizando a carcaça original serão necessários:
    A- Um rotor N⁰ 040 903 213.1
    B- Um estator N⁰ 028 903 351.2 com a redução de seu diâmetro externo que sugere, por dedução, que a carcaça do alternador da Kombi pode possuir um diâmetro maior no local correspondente ao alojamento do estator.
    C- A modificação da tampa original do alternador de 35A do fusca ou uma nova tampa do alternador de Kombi N⁰ 040903500.1.
    D- Serviços de torneiro mecânico
    3º - Resumindo, para essa modificação os itens assinalados com círculos verdes na vista explodida do alternador Bosch de 35A original do fusca (foto 3) serão mantidos; com círculos amarelos aqueles que serão substituídos e, com círculo amarelo/verde aqueles que serão modificados (mais adiante explicarei como).

    Então, mãos à obra:
    1º Começando o trabalho desmonte o alternador, faça uma boa limpeza (foto 4) e substitua se necessário, os rolamentos por novos VW Nº 102 903221.1. Lembre-se de que, para sacar o rotor é necessário retirar a tampa do alternador (lado da polia) Nº 102.903.500.1 e remover o porta-escovas Nº 040.903.503.1, esse último para não interferir no deslocamento axial do rotor para frente. Se você desejar substituir o rolamento traseiro terá que remover também a tampa traseira Nº 102.903.501.1

    2º Utilize um ferro elétrico de 180 w/127ou220v para soldas de estanho, suficientemente aquecido para soltar os fios das conexões assinaladas com um circulo amarelo (foto5) do suporte com diôdos (retificador).
    Remova a porca, a arruela e o isolador do parafuso que é ligado ao fio vermelho e, finalmente, saque o estator de 35A. Quando for colocar o novo estator modificado de 52A solde os fios na mesma posição não se esquecendo de utilizar nos fios e terminais uma pasta para soldas “Cobix” ou similar.
    Arquivos Anexos

  • #2
    Re: ATUALIZAÇÃO DO ALTERNADOR DO FUSCA - 35A para 52A

    CONTINUAÇÃO 1:
    3 º-Os diâmetros externos e a altura dos estatores de 35A e de 52A são diferentes (foto 6). Para instalar o estator de 52A no alojamento da carcaça do alternador do Fusca, seu diâmetro externo terá que ser retificado para o mesmo diâmetro externo de 125 mm daquele de 35A, entretanto sua altura permanecerá inalterada.
    4 º- Para a redução do diâmetro externo do estator de 52A e sua adequação ao espaço existente na carcaça do alternador do Fusca, uma ferramenta (foto 7) deverá ser confeccionada para centralizá-lo na placa do torno mecânico. Essa ferramenta tem diâmetro e conicidade suficientes para permitir que o estator de 52A, quando adaptado na ferramenta (foto , seja retido quando empurrado progressivamente em direção ao cabeçote do torno mecânico .
    5º-Com o estator de 52A preso na ferramenta (foto 9) será necessário reduzir, por usinagem, seu diâmetro externo para a medida do mesmo diâmetro externo do estator de 35A. Utilize se possível um micrômetro para controlar esse desgaste (foto10).
    Arquivos Anexos

    Comment


    • #3
      Re: ATUALIZAÇÃO DO ALTERNADOR DO FUSCA - 35A para 52A

      CONTINUAÇÃO 2
      6º-Agora é montar na carcaça do alternador do Fusca o estator de 52A usinado (com seu diâmetro reduzido) e o rotor de 52A, nas mesmas posições que se encontravam aqueles de 35A (foto 11).

      7º-A modificação da tampa também será necessária. Para que isso seja conseguido teremos que reduzir de 10 mm para 4 mm na altura de sua borda (aquela que vai apoiada no estator).
      Uma ferramenta deve ser confeccionada para que possamos centralizar a tampa na placa do torno e executar a usinagem perfeitamente centralizada de sua borda (foto12 e 13).
      Na seqüência, a borda da tampa é usinada com a redução de sua altura de 10 mm para 4 mm, medidas essas verificadas com paquímetro (fotos 14 e 15).
      Arquivos Anexos

      Comment


      • #4
        Re: ATUALIZAÇÃO DO ALTERNADOR DO FUSCA - 35A para 52A

        CONTINUAÇÃO 3
        8º-Em seguida montamos a tampa original modificada do alternador de 35A com os três parafusos no corpo do alternador (foto 16) ou montamos uma nova tampa do alternador da Kombi (foto 17).

        9º-Finalmente levamos o conjunto para a bancada de testes elétricos automotivos e constatamos nas fotos (18, 19 e 20) o resultado obtido = 14 v 52A

        OBSERVAÇÕES IMPORTANTES: Para as usinagens, refaça todos os cálculos e procure a ajuda de um bom torneiro mecânico, pois se as medidas das peças modificadas ficarem erradas:
        1º O estator de 52A poderá ficar folgado na carcaça do alternador;
        2º-a tampa vai ficar muito para fora ou muito para dentro, interferindo com a polia ou com a movimentação do rotor;
        3º-e não se esqueça de testar o conjunto antes de montar no motor.
        Arquivos Anexos

        Comment


        • #5
          Re: ATUALIZAÇÃO DO ALTERNADOR DO FUSCA - 35A para 52A

          tenho curiosidade de um dia fazer um de 75 amperes ,q ate onde eu sei utiliza uma peça do monza e a outra tem q mandar enrrolar ,dizem q fica bom

          Comment


          • #6
            Re: ATUALIZAÇÃO DO ALTERNADOR DO FUSCA - 35A para 52A

            Postado originalmente por vinifsa
            tenho curiosidade de um dia fazer um de 75 amperes ,q ate onde eu sei utiliza uma peça do monza e a outra tem q mandar enrrolar ,dizem q fica bom
            vinifsa, o meu e assim pra poder rodar com ar-condicionado, as peças sao:
            estator de monza de 90amp e rotor rebobinado, tenho dvd no carro e trio eletrico, e funciona normal , e nao gastei nem r$400,00.

            Comment


            • #7
              Re: ATUALIZAÇÃO DO ALTERNADOR DO FUSCA - 35A para 52A

              resende, boa tarde, belo tutorial, já tive esta idéia, mas não realizei, quando deu pau no alternador até fiz um orçamento, mas devido ao preço foi feito só a manutenção, me disseram que a tampa tem para comprar e é barato no caso só precisava trocar o rotor e estator. muito bom as informações.... parabéns.

              Comment


              • #8
                Re: ATUALIZAÇÃO DO ALTERNADOR DO FUSCA - 35A para 52A

                Postado originalmente por flatsuda
                resende, boa tarde, belo tutorial, já tive esta idéia, mas não realizei, quando deu pau no alternador até fiz um orçamento, mas devido ao preço foi feito só a manutenção, me disseram que a tampa tem para comprar e é barato no caso só precisava trocar o rotor e estator. muito bom as informações.... parabéns.
                flatsuda, obrigado.
                Realmente as tampas ainda existem para comprar e não são, como disse, caras. Não me lembro, mas acho que paguei na original R$49,00.
                Att/

                Comment


                • #9
                  Re: ATUALIZAÇÃO DO ALTERNADOR DO FUSCA - 35A para 52A

                  Parabéns aí amigão...muito boa a sua matéria! Eu ainda estou usando dínamo e pretendo colocar um de no mínimo 75ah.....já me disseram pra adaptar um do gol com 120ah.....que conseguiria comprar aqui nos F.V. por uns 200,00....mas tem o lance de adaptar o suporte e é aí que eu esbarro na cruel dúvida pois os que tenho visto não me agradaram,pois achei o suporte muito feio e não muito bem colocado(soldado)pois a maioria depois de uns anos ou até meses quebram a solda e sem contar que diminuem e muito o espaço no habitáculo do motor!!! Mas em contra-partida,através de fotos(apenas),já ví projetos muito interessantes na net usando naté o do Vectra,mas instalado no lado do motorista,ou seja esquerdo mais ou menos na altura dos buras !!!!
                  SPEED-BUG-1300L 81-"O ESPÍRITO DA VINGANÇA"-Arranque bombado,cara preta,meio que Hoodride ,mas ainda esperando pela pintura certa !!!!!!!! !!!!!

                  Comment


                  • #10
                    Re: ATUALIZAÇÃO DO ALTERNADOR DO FUSCA - 35A para 52A

                    Resende,

                    Bacana cara, belíssimo tutorial! parabéns mesmo!

                    Agora só um comentário, você gosta mesmo do jeito "mais difícil"! hehehehe
                    Mas também é o jeito mais Divertido

                    Abraço e mais uma vez, parabéns!
                    Last edited by Rafael_MO; 22-04-2010, 11:11 AM.
                    Aos que não atualizaram ...

                    ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                    Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                    VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                    Megasquirting

                    284º

                    Comment


                    • #11
                      Re: ATUALIZAÇÃO DO ALTERNADOR DO FUSCA - 35A para 52A

                      Resende, vc vai ganhar o trofeu Mythbusters! Muito bom o passo a passo, e também salientar de que não vale a pena. Me faz mais confortável em ter gasto 400 e pocos pilas num alternador novo, da marca DPL. Desde que instalei, nunca mais fiquei sem bateria em noites de chuva (farol+limpadores).

                      Comment


                      • #12
                        Re: ATUALIZAÇÃO DO ALTERNADOR DO FUSCA - 35A para 52A

                        Postado originalmente por juliocezar.lee
                        Parabéns aí amigão...muito boa a sua matéria! Eu ainda estou usando dínamo e pretendo colocar um de no mínimo 75ah.....já me disseram pra adaptar um do gol com 120ah.....que conseguiria comprar aqui nos F.V. por uns 200,00....mas tem o lance de adaptar o suporte e é aí que eu esbarro na cruel dúvida pois os que tenho visto não me agradaram,pois achei o suporte muito feio e não muito bem colocado(soldado)pois a maioria depois de uns anos ou até meses quebram a solda e sem contar que diminuem e muito o espaço no habitáculo do motor!!! Mas em contra-partida,através de fotos(apenas),já ví projetos muito interessantes na net usando naté o do Vectra,mas instalado no lado do motorista,ou seja esquerdo mais ou menos na altura dos buras !!!!
                        Olá, JulioCezar.
                        Obrigadão! Não tenho experiência, mas o de 75A deve ficar bom também. Existem anunciados modelos até mais potentes que utilizamn a mesma carcaça original e o mesmo local de assentamento.
                        Abraço,
                        Resende

                        Comment


                        • #13
                          Re: ATUALIZAÇÃO DO ALTERNADOR DO FUSCA - 35A para 52A

                          www
                          Last edited by RESENDE; 22-04-2010, 09:31 AM.

                          Comment


                          • #14
                            Re: ATUALIZAÇÃO DO ALTERNADOR DO FUSCA - 35A para 52A

                            Postado originalmente por realenemy
                            Resende, vc vai ganhar o trofeu Mythbusters! Muito bom o passo a passo, e também salientar de que não vale a pena. Me faz mais confortável em ter gasto 400 e pocos pilas num alternador novo, da marca DPL. Desde que instalei, nunca mais fiquei sem bateria em noites de chuva (farol+limpadores).
                            Boa essa do Mythbusters, kkkkkkkk. Obrigado pelo elogio mas economicamente realmente não vale a pena. É pura diversão. eheheheh,.
                            Abraço
                            Resende

                            Comment


                            • #15
                              Re: ATUALIZAÇÃO DO ALTERNADOR DO FUSCA - 35A para 52A

                              Postado originalmente por Rafael_MO
                              Resende,

                              Bacana cara, belíssimo tutorial! parabéns mesmo!

                              Agora só um comentário, você gosta mesmo do jeito "mais difícil"! hehehehe
                              Mas também é o jeito mais Divertido

                              Abraço e mais uma vez, parabéns! :tumbsup:
                              Olá, Rafael. Obrigado!!
                              É pura diversão diversão mesmo. heheheheeh
                              Abração, e obrigado demais!

                              Comment

                              Working...
                              X