Anúncio

Collapse
No announcement yet.

ATUALIZAÇÃO DO ALTERNADOR DO FUSCA - 35A para 52A

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • ATUALIZAÇÃO DO ALTERNADOR DO FUSCA - 35A para 52A

    Prezados.
    Iniciei essa modificação porque ouvi dizer que para se aumentar a amperagem do alternador original do Fusca bastaria substituir o rotor de 35A por um de 52A, pois as demais peças dos alternadores do Fusca e da Kombi eram as mesmas. Assim, comprei um rotor Bosch para alternador de 52A e o instalei no lugar do de 35A. Na bancada para testes elétricos automotivos (foto 1) e sob carga, o máximo obtido com essa modificação foi 40A. (foto 2) Realmente os rotores possuem de ponta a ponta o mesmo comprimento e podem até ser intercambiáveis, mas o resultado..., mito.
    Como não tenho conhecimento técnico em eletroeletrônica automotiva decidi realizar, por minha conta e risco, um “upgrade” no alternador original do Fusca utilizando peças originais VW, pesquisando em catálogos, alguma literatura e, principalmente, naquilo que já foi postado no fórum sobre o assunto.
    Não tive a intenção de adquirir um novo de 52A Bosch ou similar e afirmo que sua compra seria economicamente a melhor opção, entretanto eu não teria a satisfação e a diversão proporcionadas durante a realização dessa modificação. Assim, passo para vocês a minha experiência.
    Quaisquer dúvidas e ou sugestões serão bem-vindas.
    Abraço,
    Resende.

    1º-A pesquisa no catálogo de peças originais VW de 02/2000 permitiu a identificação das peças dos alternadores, listadas a seguir.
    ALTERNADOR DO FUSCA 35A N⁰040 903 023.1
    ROTOR N⁰ 102 903 213.3
    ESTATOR N⁰ 028 903 351.1
    PORTA ESCOVAS N⁰ 040 903 503.1
    SUPORTE COM DIODO N⁰ 040 903 350.8
    REGULADOR VOLTAGEM N⁰ 040 903 803.3
    REPARO DO ALTERNADOR N⁰102903999.2
    TAMPA DO ALTERNADOR L./POLIA N⁰ 102903500.1
    ALTERNADOR DA KOMBI 52A N⁰040 903 025.1
    ROTOR N⁰ 040 903 213.1
    ESTATOR N⁰ 028 903 351.2